Ikarios & Erigone

Criar uma Loja Virtual Grátis
Ikarios & Erigone

ㅤㅤㅤㅤㅤ
𝐈𝐊𝐀𝐑𝐈𝐎𝐒 & 𝐄𝐑𝐈𝐆𝐎𝐍𝐄
ㅤㅤㅤㅤㅤ
Pandion tornou-se rei de Atenas. Foi durante seu reinado que Demeter e Dionysus vieram para Ática.
Ikarios recebeu Dionysus, que lhe deu a videira e lhe instruiu na arte de fazer vinho. Ikarios estava  para compartilhar a bondade do deus com a humanidade, então ele foi até alguns pastores, que, provaram a bebida e se deliciaram de seu êxtase, mas imprudentemente a engoliram sem diluir; e ao pensarem que tinham sido envenenados, mataram Ikarios a pauladas.
Mas à luz do dia eles recuperaram a sanidade e o enterraram. Enquanto sua filha virgem estava procurando por ele, um cachorro chamado Maera, que havia sido fiel companheiro de Ikarios, desenterrou o cadáver; e Erigone, no ato de luto pelo pai, enforcou-se.
Enquanto isso, no distrito dos atenienses, muitas meninas sem causa cometeram suicídio por enforcamento, porque Erigone, ao morrer, rezou ao Dionysus para que as meninas atenienses sofressem o mesmo tipo de morte que ela sofreria se os atenienses não investigassem a morte de Ikarios. E vingá-lo.
O povo de Ática sofreu de uma maldição dada por Dionysus, de doenças; vingando o primeiro e o mais velho homem que cultivou suas plantas. Quem quisessem recuperar a saúde, deveriam oferecer sacrifícios a Ikarios e a Erigone, sua filha, e a seu cão, Maera, que era celebrado por seu amor excessivo por sua dona; recusou-se a sobreviver sem ela.
Os deuses então transformaram os dois, e seu cachorro, em estrelas: Erígone virou a constelação de Virgem, Ikarios a estrela Arcturus e Maera a estrela do Cão.